Treinamento para fotógrafos da Image - Parte 2

Image Photographers!

Eu já contei sobre a rotina e treinamentos em Miami (leia aqui). Agora vou falar um pouquinho de uma maneira geral! Apenas umas considerações finais e algumas dicas! 

Trabalho ou festa? Apesar de ser uma semana com tudo pago em Miami, você não está lá de férias. Muitas pessoas esquecem desse detalhe e ficam todas as noites enchendo a cara até de madrugada na piscina, no dia seguinte não rendem nada no treinamento. Pior que isso, o treinador chato estava hospedado no mesmo hotel que nós e via tudo que acontecia. Você vai ter muito tempo pra ficar trêbado no navio, é importante levar essa semana a sério.

Dá para enganar no Inglês? Só posso dizer que fez realmente falta não ser 100% fluente, pois deixei de entender muita coisa no treinamento. A sorte é que eu prestava muita atenção e fazia cara de quem tava entendendo tudo. Passei os 5 dias mais quietos da minha vida, nunca falei tão pouco. Era difícil conversar com as pessoas que falavam inglês como primeira língua, mas fiz questão de ficar com esse pessoal o tempo todo para poder aprender e sugar o máximo possível. O pessoal que falava espanhol formou uma panelinha e não falavam inglês em nenhum momento, vários deles tinham o inglês pior que eu e com certeza sofreram quando chegaram no navio. Não me arrependi de fazer isso, muito pelo contrário, foi difícil demais entender os sotaques, mas foi decisivo, você não vai aprender inglês se não conviver com o inglês, simples assim.

Qual navio? São mais de cem navios que a Image trabalha, desde navios para 500 até 8000 pessoas. Em alguns você trabalha demais e ganha bem, em outros você trabalha menos e ganha pouco. Qual sua meta em trabalhar a bordo, ganhar dinheiro ou experiência? Os navios da Royal Caribbean são aqueles que o salário é maior e o trabalho também, geralmente os iniciantes acabam caindo em navios mais tranquilos para poder aprender e pegar o jeito. Os navios da Celebrity são conhecidos por ter sempre bastante tempo livre e salários bem baixos. Meu foco era viajar e dinheiro realmente não era a prioridade, queria muito mesmo cair em algum navio dessa companhia. Porém não podemos escolher para qual navio vamos. 

Quer uma dica? Durante os almoços e intervalos os dois treinadores ficam na sala de treinamento, vale a pena ficar por lá também e bater um papo, mostrando sua intenção ou até mesmo dizendo para onde quer ir. Em uma conversa eu disse que queria ir para a Celebrity, outro fotógrafo disse que queria ir para o Oasis e no final nós dois conseguimos o que queríamos, mas é preciso ser discreto e delicado, qualquer passo em falso pode estragar tudo. 

Quer mais uma dica? Navios maiores requerem fotógrafos mais rápidos e espertos, navios mais chiques precisam de pessoas mais educadas e polidas. Se você sabe que quer ir para um navio grande, corre e faz tudo melhor que todos, com certeza você vai chamar atenção e ir para um naviozão. Para quem não me conhece pessoalmente, eu sou muito delicada quando estou lidando com clientes, não falo gritando e sou bem polida, trabalhei em joalheria e aprendi a ser assim. Esse é o perfil de fotógrafo da Celebrity, que tem 100% dos seus passageiros bem ricos e frescos.

Câmera e Uniforme? Lembra que eu falei tudo sobre o uniforme nesse post? No terceiro dia de treinamento recebemos uma caixa enorme, com todo o uniforme e a câmera que foi escolhida. Com certeza as camisetas vão parecer camisolas e as calças vão parecer do seu avô, mas nesse momento não tem solução, tem que esperar para levar no costureiro do navio. Uma coisa muito comum é a troca de uniformes entre os fotógrafos, eu troquei meus shorts com uma colombiana, porque os dela não fechavam e os meus estavam caindo! Quanto à câmera, paguei $650 na Nikon D90 sem lentes e mais um tanto por duas baterias. Assinei um documento dizendo que estava recebendo tudo aquilo e já levei para o hotel!

Curiosidade: Durante todo o treinamento é deixado bem claro que se você quer desistir, desista antes de ir para o navio. Eles mesmos dizem que não tem problema nenhum pedir para sair e a Image pagará sua passagem de volta para casa, sem você gastar com uniforme e câmera. Caso você desista no navio, terá que pagar o uniforme, a câmera, o depósito de $500 e a passagem de volta para casa. Lembra que eu falei da Maria, minha roomate argentina? No final essa menina era uma louquinha, desistiu no terceiro dia de treinamento e pediu para voltar para casa. Só depois ela nos contou que saiu de casa dizendo que ia viajar a passeio, sem contar nada do trabalho para os pais e o namorado. Inacreditável!

Acredito que disse tudo sobre o treinamento em Miami, mas caso tenha alguma dúvida fique à vontade para me perguntar nos comentários aqui do blog ou na página no facebook: Clique e Curta!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas