Como montar seu currículo

Depois de decidir para qual posição você quer aplicar, chegou a hora de montar o currículo. Antes de qualquer coisa: ele tem que ser em inglês. Jogue no Google algo do tipo "Resume samples" e use algum modelo como base.


Criando o meu currículo

Vou usar o meu exemplo para essa situação. Fiz faculdade de Moda (parei antes de terminar) e estava cursando Publicidade e Propaganda quando decidi trabalhar em navio. Em ambos os cursos eu tinha tido aula de fotografia. Fotos sempre foram minha paixão, então eu levava jeito para a coisa - entenda "eu sabia tirar foto sem cortar o pé ou a cabeça de alguém" - já era meio caminho andado. Sabia que simplesmente colocar no currículo que tinha estudado fotografia em duas faculdades que não terminei, não ia me adiantar de nada.

Aí entra a parte que EU fiz e deu certo COMIGO, só e somente porque eu sabia que era capaz de exercer aquilo que me estava sendo solicitado - tirar fotos - e jamais deixaria a companhia na mão. Não estou influenciando ninguém a fazer o mesmo que eu, se você pensar em fazer algo do tipo que eu fiz, faça POR SUA CONTA E RISCO!

Montei meu currículo com três empresas fictícias no ramo da fotografia. Enfeitei o pavão e dentro das experiências que eu descrevi, adicionei aquilo que eles diziam ser necessário para a posição. Criei nomes e telefones, até mesmo contatos. Currículo bonitinho, todo em inglês! Enviei!

O que colocar no seu currículo

Procure saber o que a companhia espera que você saiba para trabalhar no cargo que você escolheu. Exemplo: Se a cia pede que você tenha experiência em limpar vidro com o rodo mágico, você tem que escrever que na empresa que você trabalhou você utilizava o rodo mágico. Exemplo bobo, mas que faz a diferença na seleção. Já falei antes e vou falar de novo, só coloque aquilo que você já fez ou que tem certeza que sabe fazer muito bem.

O que não pode faltar:
- Nome, idade, nacionalidade
- Telefones e email para contato
- 3 empregos/experiências anteriores na área com descrição detalhada do que você fazia
- Cursos na área

Dica quente: Foto geralmente é legal colocar, apesar de não ser obrigatório. Coloque foto sorrindo e com o fundo branco. Toda empresa procura funcionários de bem com a vida!

Um bom currículo não passa de uma página, no máximo duas. Você não precisa escrever um livro para pedir emprego. Seja sempre polido e MUITA ATENÇÃO COM O INGLÊS. Eles estão te avaliando em tudo.

Outra dica quente: envie o currículo salvo em PDF, assim ninguém vai alterar suas informações no meio do percurso!

Currículo pronto e corrigido, bora enviar!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas